A questão dos investimentos mudou em consequência da política monetária iniciada pelo BCE (Banco Central Europeu).  Agora, por conta dessa política, ficou muito mais difícil para os investidores obterem retornos sem risco. 

Porém, embora o caminho para se obter lucratividade seja mais complicado, ainda é possível ganhar dinheiro com investimentos sem incorrer em um risco muito alto. Ao fazer algumas práticas simples, você pode se tornar um investidor conservador que obtém um bom retorno sobre suas economias a longo prazo!

  • Quais são os melhores investimentos sem risco?
  • Onde investir melhor minhas economias?

Neste artigo, respondemos a essas perguntas.  Dizemos onde investir dinheiro sem risco e quais são as melhores maneiras de investir pouco ou muito dinheiro… você decide!

Como investir dinheiro sem riscos

É grande o número de investidores não profissionais que colocam suas economias em produtos financeiros na esperança de que estes tragam um alto retorno, sem se expor a grandes riscos.  Conseguir isso é muito complicado, mas se você souber quais são as melhores maneiras de investir sem riscos, você pode chegar mais perto do sucesso. 

A seguir, te explicamos como investir dinheiro sem assumir riscos.

Invista de maneira periódica

É aconselhável investir o dinheiro periodicamente, a fim de diversificar os riscos. Ao fazer um investimento em um único momento, você adquire as ações ou participações a um único preço, um exercício que pode ser muito positivo se o investimento der bons resultados, mas desfavorável se der errado.  Por outro lado, se fizer o investimento de forma escalonada, em datas diferentes, as participações ou ações são adquiridas ao preço médio, o que se traduz em menor risco.

Busque lucratividade com risco mínimo

Uma boa forma de buscar rentabilidade é incluir alguns ativos com retorno e com baixas taxas de juros (patrimônio líquido), fazendo-o periodicamente. Por exemplo, um investidor como uma carteira que busca retornos com um risco mínimo pode ter 85% de ativos de baixo risco e os 15% restantes de ativos de lucro variável. Esses 85% trarão poucos benefícios além da segurança, enquanto os 15% estarão concentrados em obter um retorno maior, mas com maior risco, sem prejudicar o desempenho geral do seu portfólio. 

Diversifique

Assim como é aconselhável fazer investimentos periodicamente e não em um único momento, também é aconselhável distribuir o dinheiro em diferentes aplicações, não em um único investimento. 

É inquestionável que, se em um investimento você aposta tudo numa única “jogada”, corre o risco de ter um resultado negativo perdendo grande parte do seu capital. Por outro lado, se você investir seu capital em diversos ativos, todos eles deveriam dar errado para que você perca uma grande parte de seu capital, situação altamente improvável. 

É importante que ao diversificar você também leve em consideração a área geográfica e a moeda, pois isso reduzirá muito mais o risco de seus investimentos.

Se você seguir essas dicas, poderá começar a investir suas economias com sabedoria!

7 opções de investimentos sem riscos

Você já se perguntou onde investir seu dinheiro sem se expor a um alto risco? Se chegou até aqui é porque quer começar a dar os primeiros passos como investidor. 

É recomendável que você execute esses primeiros passos como investidor, sem assumir muitos riscos e, como já mencionamos, seguindo um perfil conservador.  Convidamos você a descobrir 7 opções de investimento que o ajudarão a fazer com que seu dinheiro seja lucrativo sem se expor a grandes riscos

 

  • Poupança

 

As poupanças são uma boa alternativa se, como investidor, você não se importar em perder poder de compra em comparação com a inflação. Embora a rentabilidade oferecida por esta opção seja muito baixa, você pode saber com antecedência antes de tomar qualquer decisão.  Além disso, outra vantagem da poupança é que o capital, desde que não ultrapasse os 100.000 reais, está segurado. Parece bom, não?

 

  • Investir em ouro

 

Quando o mercado está volátil, o ouro é um investimento seguro para os investidores mais conservadores. Neste ano de 2019, a cotação do ouro tem se aproximado de 4%, valor muito superior ao de outros produtos financeiros do mercado de renda fixa e variável.  O ouro é atualmente um dos investimentos de menor risco e ainda se espera um crescimento elevado, pelo menos superior ao oferecido pelas outras opções. 

 

  • Fundos de investimento

 

Atualmente é difícil encontrar poupanças que ofereçam aos seus clientes produtos com boa rentabilidade, situação que os fundos de investimento têm podido aproveitar para oferecer produtos financeiros com rentabilidades interessantes para o investidor e sem assumir grandes riscos. No entanto, esses riscos sempre dependerão de alguns fatores, como por exemplo: diversificação e periodicidade dos investimentos. 

 

  • Bancos Fintech

 

Os bancos Fintech revolucionaram o sistema bancário tradicional. Essas entidades oferecem produtos muito semelhantes aos produtos oferecidos pelos grandes bancos, embora seu funcionamento seja puramente digital, onde até mesmo a resolução de dúvidas é feita por meio de chats e outros canais online. Na maioria dos casos, as operações realizadas com estas entidades estão isentas de comissões e outras despesas de gestão, o que se traduz em grandes economias.

 

  • Reunificação de dívidas

 

A reunificação de dívidas não é um item de investimento como os anteriores que mencionamos. No entanto, essa alternativa pode ajudá-lo a conter gastos.  Consiste, como o próprio nome sugere, na reunificação de dívidas para reduzir o custo das mensalidades derivadas de diversos produtos bancários, tais como: linhas de crédito, hipotecas, etc.  O objetivo: ter mais liquidez. 

 

  • Fundo de índice

 

Os fundos de índice são fundos de investimento coletivo geridos de forma passiva que imitam o comportamento de um mercado, por exemplo: o mercado da BOVESPA, entre outros. Os índices desse mercado são o que determinarão as subidas ou descidas do fundo de índice.

 

  • Plano de poupança individualizado

 

Os planos de poupança individualizados são o produto ideal para investir sem riscos, desde que seja você quem decide com quanto dinheiro pretende contribuir para o plano, tendo em conta a sua situação financeira atual e futura para que, acima de tudo, a segurança e a estabilidade do seu dinheiro prevaleçam.

Se você está procurando retornos mais elevados, provavelmente terá que recorrer a algumas alternativas um pouco mais inovadoras, e os produtos sobre os quais falamos antes são alguns dos melhores investimentos que você pode fazer levando em consideração o risco, e não o retorno. Em alguns casos uma rentabilidade que pode ser muito baixa, mas que é segura e, em outros casos, independente do que aconteça nos mercados financeiros. Porém, se você pretende garantir um bom investimento, o melhor é buscar a ajuda de profissionais para que possam te aconselhar onde aplicar o dinheiro sem grandes riscos e quais são os melhores fundos de investimento sem riscos.