O empreendedor é aquele espécime raro que daria tudo que pudesse por uma boa ideia de negócio. O caminho do empreendedor não é nada fácil, e a tarefa de encontrar uma boa ideia de negócio que ainda não tenha sido explorada já é por si só um grande desafio.

Na atualidade, dezenas de milhares de pessoas estão considerando começar seu próprio negócio com base em uma boa ideia, mas apenas uma pequena porcentagem pode fazer dos seus sonhos uma realidade.

Um dos principais erros que os aspirantes a empreendedores cometem está relacionado com o fato de não ter informação clara o suficiente sobre o processo de procura da ideia de negócio e o planejamento pertinente.

Você busca um negócio inovador e que seja rentável? Então siga aqui que te mostraremos algumas boas ideias que podem te ajudar a desenvolver o negócio da sua vida.

Como analisar uma ideia de negócio

Uma ideia de negócio surge da maneira mais inesperada… uns rabiscos em um papel ou uma ideia na cabeça.

Mas… Nem tudo é tão fácil! O processo não é tão simples, obviamente temos que começar por algo e essa ideia base de negócio pouco a pouco irá se dividir em diversos detalhes até chegar a avaliação da viabilidade.

Essa avaliação da qual falamos virá com base em uma série de fatores que nos ajudarão a ter muito claro a realidade de tal ideia de negócio.

Entre alguns dos fatores importantes, selecionamos os seguintes como vitais para poder seguir pensando no desenvolvimento e trabalho da ideia de negócio.

Investimento

Não existe a ideia de um negócio sem investimento… o mínimo que seja. Com toda certeza, como fazem muitos empreendedores, você procurará um negócio que permita um desenvolvimento com baixo investimento.

Isso faz muito sentido, pois quanto menor o investimento, menor o risco. É importante ter muito claro todos os custos associados ao início do negócio escolhido, mas também é importante ter uma carteira real de fontes de financiamento que ajudem nesse processo inicial de negócio.

Sem ter claro tudo aquilo relacionado com o investimento, ou seja, o dinheiro, as chances são poucas de ter certeza sobre a viabilidade final do projeto empreendedor.

Oportunidades de negócio

Quando falamos de oportunidade de negócio estamos nos referindo a boa situação do contexto/cenário onde estará tal negócio. Ou seja, a capacidade de crescimento do negócio, a diversificação ou a demanda dos potenciais clientes.

Para uma grande oportunidade de negócios, maior probabilidade de crescer e gerenciar com melhores ferramentas e estratégias de negócios. Geralmente são empresas com alguma experiência e modelos de negócios bem estabelecidos.

Uma ideia com baixa oportunidade não é uma boa opção para aqueles que começam agora no mundo do empreendedorismo.

Benefícios

Todos queremos ganhar dinheiro! Ou seja, criar e desenvolver uma ideia de negócio tem como objetivo final ter um benefício, por menor que seja.

Recuperar o investimento é um dos primeiros desafios se falarmos de benefícios, e ter benefícios de maneira periódica é o sonho de qualquer empreendedor.

Sua ideia de negócio pode te dar benefícios? Quando? Cobrem os gastos? É importante fazer um estudo analítico dos possíveis benefícios a curto, médio e a longo prazo… Perder dinheiro não é uma opção e não pode seguir junto a ideia de um negócio rentável.

Facilidade

Como muitas coisas na vida, quanto mais fácil, melhor. No caso da vida de um negócio, o que menos queremos são complicações ou uma situação que não sejamos capazes de manejar.

Uma ideia simples de negócio está ligada a um modelo de negócio simples e uma metodologia de trabalho prática, fácil de entender e de colocar em prática.

Tendo claras essas questões, vamos enumerar uma série de ideias de negócios muito fáceis e que são um sopro de ar fresco na inovação.

Os 10 Negócios mais inovadores no Brasil

O mundo dos empreendedores e negócios no Brasil cresceu de maneira progressiva e vive um grande momento.

A seguir, oferecemos essa lista com as ideias de negócio mais inovadoras e rentáveis, e talvez isso te ajude a encontrar o seu próximo negócio nelas.

  • Cursos online

Quem nunca fez um curso online? Os dados são impressionantes: de acordo com o Fórum Econômico Mundial, no ano de 2017 o mercado global de educação online alcançou os 255 bilhões… e não mostra sinais de diminuição.

As novas tecnologias têm muita influência nisso. Agora é muito fácil e dinâmico criar seus próprios cursos online ou acessar a educação pela internet. 

Tanto empresas como particulares estão formando parte nesse modelo de negócio que tem uma grande demanda, com pouco investimento inicial.

  • Colchões inteligentes

As boas ideias são aquelas que respondem de maneira simples às necessidades dos consumidores. Os colchões inteligentes são um bom exemplo disso.

A inteligência artificial já chegou aos colchões. Graças a uma capa inteligente, seremos capazes de regular a temperatura do colchão em qualquer zona. Ou seja, acabou a luta desesperada pelas cobertas ou edredons.

  • Estações de carregamento de bateria de veículos

Os carros elétricos são o futuro e já foram parte do presente. Como máquinas elétricas que são, precisam de estações de carregamento para poder funcionar.

A criação de estações de carregamento de bateria vai ser um dos modelos de negócio mais interessantes e rentáveis dos próximos anos

  • Embalagens comestíveis

Uma das maiores tendências no meio empresarial e de consumo é a famosa sustentabilidade. 

O cuidado com o meio ambiente e a reciclagem são pontos básicos nesse conceito, e com as embalagens comestíveis estaremos trabalhando em ambos os campos de atuação.

São talheres bioplásticos desenvolvidos com arroz, cereais, etc… e não necessariamente podem ser consumidos, mas são uma alternativa a reciclagem comum de plásticos..

  • Cabeleireiros a domicílio

Os serviços a domicílio são uma realidade na sociedade moderna atual. 

Os cabeleireiros a domicílio são uma grande ideia que atende aos novos hábitos das pessoas, um serviço de sucesso que é muito procurado por diferentes perfis de consumidores.

  • Bebidas relaxantes

Frente ao dia a dia estressante que a sociedade está passando, todos aqueles produtos relacionados com o relaxamento e o bem estar tem uma ótima demanda.

As bebidas relaxantes são uma ideia de negócio em alta e que tem um nicho de clientes muito importante.

  • Fabricação e venda de cosméticos naturais

Os produtos de beleza e cuidado com a pele mais populares já não dependem de ingredientes sintéticos. 

Os novos consumidores querem saber de onde vem os produtos e do que estão feitos, e os produtos de cosmética naturais respondem a essas demandas sobre sua origem natural, sem aditivos prejudiciais para o organismo e para a natureza.

Por último, um dado importante: se espera que o tamanho desse mercado alcance um valor de US$ 48,04 bilhões até 2025. 

  • Envio de pacotes Low Cost

Com o aumento das compras online, o envio de pacotes se multiplicou de maneira exponencial. Se além disso unirmos as plataformas de venda de objetos de segunda mão… o mercado aumenta consideravelmente.

A ideia de formar um negócio com base em um tipo de envio de pacotes de “baixo custo”, oferecendo melhores preços e taxas, é uma ideia a ser considerada com muita seriedade.

  • Aluguel de máquinas entre empresas

Muitas empresas dependem do uso de equipamentos ou ferramentas pesadas e têm uma opção muito boa no uso de aluguel de máquinas entre as empresas.

Um modelo de negócios “colaborativo” que ajuda a unir empresas que precisam de determinadas máquinas com outras que não as possuem, facilitando um contrato de aluguel para seu uso.

Uma boa opção que minimiza o investimento de muitas empresas em comprar máquinas para realizar seu trabalho.

  •  Oficinas mecânicas para robôs

À medida que nosso ambiente se torna digital, o uso de dispositivos cada vez mais inteligentes precisa e precisará de oficinas especializadas para a chamada “inteligência artificial” ou robôs.

Uma ideia de negócio altamente especializada e que tem um grande futuro no setor de tecnologia.

A inovação, originalidade e viabilidade de projetos de negócios são pontos-chave a serem lembrados antes de iniciar a jornada do empreendedorismo.