Em tempos de crescimento, o investimento imobiliário é uma boa opção para aqueles que tem uma poupança com alto capital.

Há muitas opções no mercado: imóveis para alugar a longo prazo, imóveis para aluguel por temporada, imóveis para reforma e venda … Escolher o melhor não é uma tarefa simples e requer conhecimento, pesquisa de mercado e consultoria especializada. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudá-lo ao longo do caminho, a serem lembradas para selecionar um investimento imobiliário com alta lucratividade.

Ao longo do artigo, revelamos essas chaves. Mas primeiro diremos porque é útil ter um ativo imobiliário.

É útil ter um ativo imobiliário?

Você quer saber se é útil ter ativos imobiliários? A resposta é sim. Os ativos imobiliários podem ser uma grande fonte de renda, embora um investimento ruim possa trazer muitas perdas para uma empresa ou indivíduo.

Para evitar perdas, é importante ser aconselhado por profissionais com conhecimento no setor, que podem ajudá-lo a fazer um bom investimento imobiliário que aumenta a liquidez da sua empresa ou a sua liquidez pessoal. Também pode ser muito benéfico ser aconselhado para cancelar pagamentos, dívidas etc., além de ser usado para fazer novos investimentos que geram mais benefícios.

Chaves para escolher um investimento imobiliário

Aqui estão algumas dicas que você deve ter em mente ao investir em imóveis:

Localização

A localização é a chave para escolher um bom investimento imobiliário. Você pode optar por grandes cidades e locais turísticos para investir em uma casa de férias. No entanto, se você deseja investir para vender a propriedade posteriormente, é melhor optar por cidades onde o mercado é muito dinâmico, como por exemplo: São Paulo ou Rio de Janeiro.

Como selecionar a melhor zona? Fazendo um bom estudo do bairro! Recomendamos que você procure propriedades em bairros consolidados com preços acessíveis para a maioria da população, bairros com demanda de aluguel, boas opções de transporte e serviços próximos, como escolas, supermercados, hospitais, etc.

Tipo de propriedade

Para fazer um bom investimento, é necessário escolher o tipo de imóvel adequadamente. Para escolher o tipo de imóvel, você deve levar em consideração as diferentes opções de investimento que possui: casas com móveis, sem móveis, o número de quartos e as opções existentes no mercado de investimentos imobiliários que mencionamos anteriormente (aluguel de férias, aluguel de longo prazo etc.). Ser claro sobre o objetivo e as opções que existem no mercado antes do investimento é fundamental para que o investimento seja bem-sucedido.

Situação da propriedade

Levar em conta o estado físico da propriedade também é vital ao investir. A situação refere-se à idade da casa, sua distribuição, o estado de suas instalações, as qualidades da propriedade etc. Todos esses elementos mencionados acima ajudarão você a calcular o preço da casa, sua manutenção e sua reabilitação, se necessário.

Regulamento Urbano

Antes de comprar uma casa, é essencial saber tudo sobre os regulamentos de planejamento urbano. Se na área estão planejando construir mais ou se novas infra-estruturas e equipamentos, etc. estão planejados. As regulamentações urbanas também se tornam muito importantes quando a terra para uso imobiliário deve ser comprada. Nesses casos, é fundamental saber se, nesse terreno, ele pode ser construído ou não, quais são os regulamentos, requisitos e assim por diante. Estar ciente de todas essas informações é necessário para evitar surpresas que possam prejudicar seu investimento.

Tributação

Há outra série de regulamentos atuais específicos para cada tipo de imóvel. É importante que antes de investir você esteja bem informado! Atualmente existem planos de moradias que oferecem assistência a certos tipos de compradores, ou ajudas na compra de alguns tipos de imóveis.

Situação do mercado

Qual é a situação do mercado? É necessário que todo poupador ou investidor imobiliário leve em consideração todas as dicas para investir em imóveis, especialmente a situação do mercado e um histórico de sua evolução.

Mas o que queremos dizer com situação do mercado? O que deve ser levado em consideração? As taxas de juros no momento da compra, a lei de hipotecas e as alterações que ela sofre, a situação do aluguel de temporada no Brasil… Todos esses fatores determinarão a situação do mercado imobiliário e servirão como indicadores da situação.

Rentabilidade imobiliária

Para adquirir uma propriedade como investimento, é necessário conhecer a rentabilidade da propriedade, como é o mercado imobiliário rural e urbano, qual é a rentabilidade de investir na região costeira, etc.

Para poder estimar a rentabilidade do imóvel, é necessário levar em consideração o investimento inicial, os impostos que você terá que pagar, as despesas decorrentes da operação (por exemplo: comissões de consultores imobiliários, cartórios etc.), o dinheiro necessário para ajustar o imóvel, ou seja, pintura, móveis, etc.

Se você levar em conta todas as despesas, poderá saber exatamente a rentabilidade do imóvel.

Tipos de investimentos imobiliários

Na introdução desse texto, falamos sobre alguns tipos de investimentos imobiliários. Nesta seção, falaremos com mais detalhes sobre os tipos de investimentos imobiliários:

  • Crowdfunding imobiliário: muitos investidores se reúnem para investir juntos em uma propriedade ou em qualquer ativo imobiliário.
  • Comprar um imóvel para alugar: oferece um retorno a longo prazo e é um tipo de investimento muito comum.
  • Comprar para reformar e vender: ao contrário do investimento anterior, oferece benefícios de muito curto prazo.
  • Investir em imóveis para fins turísticos: por meio de plataformas como AirBnb ou outras, os benefícios podem ser obtidos rapidamente.
  • Investir em imóveis para fins comerciais: por exemplo, em estabelecimentos comerciais, escritórios, edifícios industriais, etc.
  • Investimentos imobiliários passivos: são investimentos realizados por equipes de investidores imobiliários e, sem se expor a grandes riscos, geram alto retorno.

Consulte os melhores profissionais para evitar riscos em seus investimentos.