Você está considerando o investimento em uma franquia de lavanderia de autoatendimento? Essa ideia de negócio está muito na moda já que  há cada vez mais pessoas que usam esse serviço e também é fácil de administrar, pois não precisa de pessoal, apenas um funcionário para abrir e fechar as instalações.

As lavanderias de autoatendimento são lucrativas?

Para a questão de saber se as lavanderias de autoatendimento são lucrativas, a resposta é sim, embora, como qualquer outro negócio, dependa da administração do proprietário e de um estudo de mercado e modelo de negócios que demonstre sua viabilidade. Como dissemos, a facilidade de gerenciamento é a grande vantagem oferecida por esse tipo de negócio, além da possibilidade de abri-lo todos os dias do ano, de manhã até a noite. Algumas marcas indicam que, para gerenciá-las, são suficientes 7 horas por semana e pode-se obter um lucro de 35.000 euros no primeiro ano.

Embora seja verdade que na Espanha não exista cultura enraizada no uso desse tipo de negócio (como nos Estados Unidos e nos países latino-americanos onde há tradição), mais e mais pessoas estão usando lavanderias automáticas. Estudantes universitários, trabalhadores, aposentados … são os usuários mais comuns, especialmente nas grandes cidades. Na Itália, um país culturalmente semelhante ao nosso, esse serviço está tem se ampliado exponencialmente.

A maneira mais segura de configurar uma lavanderia de autoatendimento é fazê-lo por meio de uma franquia, pois economizamos custos e não precisamos de muito conhecimento sobre máquinas de lavar industriais.

7 dicas para investir em uma lavanderia self-service

O que é preciso para instalar uma lavanderia de autoatendimento? Se você finalmente decidiu lavar a roupa, siga esta série de dicas antes de começar:

Conselho inicial

Como em qualquer empresa (também em franquias), antes de começar, você precisa de informações sobre tudo o que envolve a abertura: qual investimento inicial será  necessário, quem serão meus clientes, qual será a localização da minha loja e qual será o custo do aluguel, quais requisitos Legais eu preciso para instalar uma lavanderia de autoatendimento, quais despesas atuais a empresa terá (eletricidade, água, seguro de máquinas etc.) Se você não é especialista na área, deve ter um gerente que poderá lhe ajudar com esses problemas.

Treinamento e preparação

A preparação é essencial para qualquer empresa, portanto, não hesite em investir os recursos necessários em treinamento antes de começar a investir. As franquias têm programas de treinamento para todos os interessados ​​em entrar nesse mercado, principalmente se você não possui o conhecimento necessário sobre o setor.

Estudo de localização

A escolha de uma boa localização é essencial para a lucratividade de uma lavanderia de autoatendimento. Para isso, precisamos saber quem são nossos potenciais clientes e, mais importante, onde eles moram. Uma boa localização pode ser nas grandes cidades, perto das áreas de negócios. Embora o centro da cidade, shopping centers ou áreas de litoral também possam ser uma boa opção.

Pode-se pensar que nos pequenos vilarejos esse tipo de negócio pode não funcionar, embora também existam várias vantagens, como a baixa concorrência, o baixo custo de aluguel de instalações e a confiança estabelecida no relacionamento com os clientes.

Ofereça serviços gratuitos

Muitas franquias de lavanderia autoatendimento oferecem outros serviços complementares, como lavagem a seco, engomar, costurar, tratamento de roupas delicadas… Isso agregará valor ao seu negócio e o diferenciará da concorrência.

Identifique seus clientes

Você deve conhecer muito bem os clientes em potencial que moram na sua região. As ofertas, o preço e o serviço não serão os mesmos em uma zona estudantil (o preço deve ser menor), em uma área em que a maioria dos trabalhadores é jovem ou em uma área em que a idade média é mais alta.

Seja paciente e atencioso

Você deve ter em mente que uma lavanderia automática é um espaço associado à limpeza; portanto, você deve cuidar da imagem de suas instalações o tempo todo e sempre mantê-la limpa. Além disso, a área de espera dos clientes deve ser confortável e convidativa, por isso ofereça assentos confortáveis ​​e um local agradável.

Faça captação no comércio da região

Os pontos comerciais da região, como bares ou restaurantes, podem se tornar clientes fiéis ao seu negócio, pois sempre precisam ter toalhas e roupas limpas. Para fazer isso, você deve realizar ações comerciais em sua região.

Além disso, você deve se adaptar aos horários das lojas que tem ao seu redor. Por exemplo, se você tem uma escola próxima, sua loja deve abrir antes da escola, para dar tempo aos pais para se aproximarem de usar as roupas.

Quanto custa a instalação de uma lavanderia de autoatendimento?

Depois de esclarecer essa série de dicas, você deve estar se perguntando quanto custa a instalação de uma lavanderia. Estima-se que seja necessário um investimento inicial de cerca de 40.000 euros para a instalação de uma lavanderia. Este investimento inclui:

  • Atividade, construção e projeto elétrico
  • Licença de trabalho municipal para a instalação de uma lavanderia
  • Reforma e adaptação das instalações
  • Instalações (elétrica, hidráulica, gás, extração de vapor, ventilação, ar condicionado, proteção contra incêndio, etc.)
  • Máquinas (máquinas de lavar, secadoras, máquinas de troca, etc.)
  • Decoração das instalações (restante dos móveis, comunicação visual, pintura, etc.)

Esse seria o investimento inicial, ao qual as despesas correntes anuais como suprimentos, aluguel, detergentes, manutenção etc. devem ser adicionadas.

A lavanderia é uma fonte de renda passiva, pois o cliente atua sozinho: ele entra, lava, paga e sai. Só será necessário gerenciar Legalmente os negócios, administrar o caixa, abrir e fechar as instalações, além de resolver qualquer falha ou inconveniente que possa surgir.