Todo projeto empresarial começa com uma ideia de negócio. A ideia de negócio é a base onde você construirá seus desejos de empreendedor.

Uma das maiores dificuldades ao começar um negócio é identificar e estabelecer a ideia sobre ele. Esse passo não pode ser aleatório, exige um trabalho analítico e de um estudo rigoroso e real para validar o futuro sucesso do negócio.

Existem centenas de negócios, a concorrência é gigantesca e só uma ideia capaz de oferecer esse diferencial pode ser levada como o negócio ideal.

Quer uma boa ideia de negócio? Siga com a leitura e saiba como você pode elaborar um processo de busca para selecionar a melhor ideia para o seu futuro negócio.

Como encontrar uma ideia de negócio inovadora em 2020?

Nem todas as ideias de negócio são iguais. Na verdade, entre 20 ideias de negócio, provavelmente menos de 5 podem ser possíveis e com um futuro promissor.

A concorrência é feroz e, nesses casos, os pequenos detalhes marcarão o perfil claro de uma ideia de negócio capaz de sobreviver a um mercado volátil e de mudanças constantes.

Por onde começar?  Anote os seguintes conselhos para encontrar ideias boas e inovadoras de negócio. Vamos lá!

Conselhos para encontrar ideias de negócios

Como empreendedor, você pode ter um montão de ideias de negócio. Todas elas são incríveis na sua cabeça… mas elas são realmente ideias de negócio inovadoras e com futuro?

A seguir, vamos comentar algumas ações e questões que podem te ajudar a revelar se sua ideia de negócio é boa ou não.

Resolva algo que te incomoda

Existe algo que une todas as empresas de sucesso: solucionar problemas. 

A única maneira de ser bem sucedido no mercado é resolver um problema do seu público. O nível mais básico de um negócio se reduz a esse simples fato.

Uma das maneiras mais fáceis para encontrar ideias de como resolver problemas é sua própria vida, ou seja, solucionar algo que te incomoda e possivelmente assim tenha uma ideia muito boa de negócio.

Não precisa focar em um cliente alvo e analisar suas necessidades… isso está bem mais perto do que você imagina. Você mesmo pode ser o cliente modelo para verificar e identificar o produto ou serviço a oferecer no seu negócio.

Brainstorming

O Brainstorming é uma das técnicas mais conhecidas para a solução criativa de problemas.

É uma prática onde um grupo de pessoas tenta encontrar uma solução para um problema específico mediante um acúmulo de ideias.

Combine um foco informal para a solução de problemas com o pensamento lateral, que é um método para desenvolver novos conceitos para resolver problemas ao vê-los de maneira inovadora.

Não apenas pode te ajudar a encontrar ideias de negócio, mas também pode trazer a chave para solucionar os objetivos e desafios que o negócio irá trazer. 

Analise o mercado

Toda ideia de negócio deve incluir a análise do mercado Essa é um dos primeiros e mais importantes motivos para fazer, mais pra frente, um plano de negócio profissional.

Você deve levar em consideração que os mercados mudam, uma ideia de negócio inovadora deve ir em paralelo às mudanças no seu mercado.

O mercado que devemos mirar é o mercado potencial, e não o mercado real. A informação desse último item pode ser necessária, mas interessa saber se existe um nicho de possíveis clientes para a sua nova ideia de negócio. 

E os fatores a levar em consideração?

  • Segmentação do mercado. Cuide de dividir o mercado alvo em segmentos. A divisão do mercado em segmentos ajuda a abordar as necessidades mais específicas do mercado.
  • Tamanho do mercado e crescimento. É preciso poder medir e quantificar o mercado. As previsões do mercado começam com o número total de possíveis clientes potenciais em cada segmento do mercado, para logo estimar o aumento porcentual do seu crescimento.
  • As tendências do mercado. É essencial entender o que está acontecendo no mercado. Tendências, demandas e o tipo de oferta que o mercado selecionado exige.

Desenvolva uma versão mais barata de um produto já existente

O preço é uma parte vital na fórmula de sucesso dos negócios e das finanças. A maioria das pessoas se confunde ou tem conflitos sobre o preço de seus produtos ou serviços.

Uma boa ideia para se diferenciar da concorrência é desenvolver produtos e serviços a um preço menor do que já existe por aí. A ideia é clara, se baixamos nossos preços, seremos mais competitivos e venderemos mais os nossos produtos.

Claro, isso exige uma análise da viabilidade desse preço, a fim de verificar sua adequação. Nem todos os produtos, ao baixar o valor, aumentam a procura.

Aplique suas habilidades em um novo setor.

Que habilidades você tem? Essas habilidades são recursos essenciais para mudar ou melhorar um novo setor?

Outra forma de identificar ideias de negócio inovadoras é a revisão das nossas habilidades aplicadas a um setor de negócio.

Encontre uma categoria que não tenha inovações recentes

Levando a inovação como um fator diferencial em uma ideia de negócio, simplesmente precisamos identificar um nicho de negócio que não tem inovação.

Depois que esse nicho de negócios for identificado, é necessário considerar quais inovações são possíveis e quais soluções elas fornecem aos clientes em potencial.

Escute aos compradores e seu ambiente social

Um empreendedor precisa ter a capacidade de escutar bem como qualidade prioritária para poder obter a informação necessária para cada momento.

O ambiente social que nos cerca pode dar uma ideia sobre as tendências e as demandas da sociedade e de um mercado específico. 

Por outro lado, como as vendas se concentram involuntariamente nos estágios posteriores da decisão de compra do comprador, é importante “ouvir” com atenção todos os detalhes sobre a necessidade desses clientes em potencial.

No final, você terá uma visão clara de um contexto de negócios que pode se tornar uma ideia de negócio inovadora.

O ano de 2020 pode ser o início de sua carreira como empreendedor. Para maximizar suas chances de sucesso, você deve identificar uma ideia de negócio inovadora capaz de dar uma resposta clara às demandas e necessidades de um determinado nicho de clientes e tipo de mercado.