Empreendedorismo

Toda a informação sobre empreender

Muito se fala de empreendedorismo, e cada vez mais pessoas se auto-intitulam empreendedores, mas… o que é empreendimentoO empreendedorismo procura criar um negócio a partir do zero. Ter uma idéia e realizá-la até que se torne um negócio de sucesso, passando por todas as fases que isso implica.

Atualmente, o empreendedorismo está relacionado à idéia de criar um serviço ou produto que revoluciona o mundo, mas um empreendedor é quem procura criar seu próprio negócio desde o início, com uma ideia revolucionária ou não. De fato, hoje uma das formas mais comuns e lucrativas de empreendedorismo são as franquias.

Mas, o empreendedorismo nem sempre está ligado à criação de um negócio para poder viver. Muitas pessoas empreendem pequenos projetos para tentar gerar renda extra, na maioria das vezes passivamente.

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo não é tão fácil assim, como simplesmente começar um negócio e começar a ganhar dinheiro. Empreender é ousar iniciar um negócio desde o início e gerar dinheiro para que você possa ganhar a vida com a renda que você mesmo fez. Mas o empreendedorismo pode ser uma tarefa complicada. Isso significa muitas horas de dedicação, dias úteis muito longos e sempre estar disponível para qualquer problema que apareça. Ao empreender e tentar tornar um negócio bem-sucedido, sempre haverá momentos complicados que podem fazer com que a ideia de desistir esteja presente, e essa é uma das características que diferencia os verdadeiros empreendedores daqueles que não são: a perseverança para alcançar o sucesso.

Então, o que muitas pessoas perguntam é se uma pessoa nasce empreendedora ou se torna empreendedora, ou seja, se é inato em nossa maneira de ser ou pode ser aprendido. Obviamente, é uma combinação de ambos, uma vez que existem pessoas que têm certas características em seu caráter que os tornam bons empreendedores, e outras que precisam trabalhar mais e aprender a se tornarem empreendedores de sucesso. Mas, quais são essas qualidades necessárias para ser um bom empreendedor?

Qualidades de um empreendedor

Os empreendedores devem ter muitas qualidades para criar um negócio do zero e ter sucesso, já que isso é um dos processos mais difíceis no mundo dos negócios. Algumas dessas qualidades mais importantes são:

  • Perseverança: Qualquer empresário deve ser perseverante para ter sucesso em seus próprios negócios. Sem dúvida, é a qualidade mais importante, pois sem ela será praticamente impossível obter sucesso.
  • Entusiasmo: A melhor coisa a fazer para ter sucesso é empreender algo pelo qual você tenha paixão. Uma ideia que te mantenha entusiasmado. Se a paixão for mantida desde o primeiro dia, será mais fácil permanecer perseverante e, portanto, estaremos mais próximos do sucesso.
  • Criatividade e talento: Ser uma pessoa criativa com um talento inato ajudará a ser um empreendedor de sucesso, pois são qualidades muito valiosas para a realização de qualquer negócio. Mas, embora essas habilidades possam ser inatas, elas podem ser aprimoradas com um bom treinamento, pois o conhecimento no setor que vamos empreender nos ajudará a ter mais criatividade e idéias melhores para o negócio prosperar.

Ou seja, é importante saber que empreender é um processo muito bonito, embora difícil. Mas, se permanecermos perseverantes e firmes, podemos ter sucesso e ganhar dinheiro empreendendo, com um sentimento muito gratificante por ter conseguido.

Eu li e aceito a politica de privacidade