Neste artigo, mostraremos como uma franquia funciona, os requisitos que ela deve atender e tudo o que você precisa saber para torná-la lucrativa. E se você está se perguntando no que pode investir na Espanha em 2020, as franquias podem ser uma boa opção.

Quanto tempo leva-se para fazer a franquia de um negócio?

Se queremos saber como franquear uma empresa, precisamos ter o conhecimento jurídico mínimo e saber quais são os requisitos que um franqueado deve atender:

  • A primeira coisa que precisamos saber ao criar uma franquia é que, para franquear, precisamos ter um negócio que funcione e seja rentável. Além disso, ele deve ser gerenciado por tempo suficiente para comprovar sua rentabilidade. Não devemos esquecer que, para que uma franquia exista, deve haver um franqueado, ou seja, uma pessoa que deseja iniciar um negócio com sua marca. Se sua marca não for lucrativa, será muito difícil encontrar um franqueado que queira fazer isso.
  • Tenha uma marca registrada e um logotipo (e um slogan, às vezes). Além disso, eles devem ser atraentes, pois será mais fácil vendê-los.
  • Registre sua empresa no Registro de Franqueadores.
  • Assine um contrato que reflita o que será realizado com o franqueado: duração, localização, fornecedores, multas, etc.
  • Forneça todas as informações necessárias ao franqueado. Vinte dias antes da assinatura do contrato, o franqueador deve informar seus dados (nome, endereço, nome da empresa, dados do Registro do Franqueador, etc.), a descrição do setor de atividade, a exigência do dever de confidencialidade, etc. 
  • Defina o método de pagamento e as despesas como a taxa inicial ou royalties.

7 dicas para se investir em uma franquia

Como qualquer outro investimento, abrir uma franquia implica em algum nível de risco. Isso dependerá da localização, pois cada região é diferente, e uma boa localização pode fazer com que sua empresa funcione, enquanto uma má localização pode fazer com que ela não o faça. Da mesma forma, um franqueado que gerencia bem sua franquia a torna mais rentável do que aquela que não é bem gerenciada. Essas variáveis ​​afetam mais a lucratividade da franquia do que a própria marca. Se quisermos investir em franquias, veja estas 7 dicas:

Faça uma auto-análise pessoal

Analise e examine a si mesmo. Antes de iniciar esta opção de investimento, você deve fazer uma série de perguntas para verificar se está preparado para ser um bom franqueado. Em que situação econômica e pessoal estou? Qual orçamento eu tenho e que investimento eu quero fazer? Em que franquia eu quero investir? Quais são as franquias de maior sucesso? Estarei preparado para o fracasso da minha franquia? Serei um bom empreendedor que cumpra as diretrizes que me são impostas pelo centro de franquia?

Responder a essa série de perguntas ajudará você a saber se você é a pessoa certa e se é o momento certo para investir em uma franquia. A partir do momento em que você decide ser um franqueado, você se torna um empreendedor, mas um empreendedor que atuará sob a égide de uma marca e seu relacionamento com fornecedores, funcionários, clientes… serão marcados pelas diretrizes do franqueador.

Examine a capacidade de investimento disponível

Você deve fazer um plano econômico através do qual possa saber quanto dinheiro possui, quanto lhe custará abrir uma franquia e como financiará esse dinheiro. Além disso, algumas vezes o franqueador o aconselha ou solicita um mínimo de recursos próprios para iniciar o projeto. Além de saber se é possível iniciar o projeto e assumir as primeiras despesas (entrada inicial, trabalho, compra de produtos e materiais, etc.), você deve descobrir se será capaz de passar pelo período até começar a ter clientes. O sucesso ou fracasso do projeto dependerá muito dessa fase.

Escolha o tipo de atividade e o setor

Antes de optar por uma franquia, você terá que estudar o mercado, cada setor e dentro de cada setor, para saber como cada franquia funciona. E não é o mesmo optar por uma empresa que ofereça produtos a uma que ofereça serviços, aquela em que você precisa local ou em que você não precisa… O investimento inicial e o período de recuperação, os conceitos de gerenciamento, as condições contratuais , etc., são muito diferentes entre setores e / ou entre franquias.

Uma boa opção pode ser optar por um setor consolidado e por uma marca que está em sua fase inicial, mas que aposta em inovação e originalidade e, é claro, que tenha bons resultados.

Pesquise informações sobre as franquias selecionadas

Se você quiser saber quais serão as franquias mais lucrativas em 2020, será necessário realizar um estudo entre as que selecionamos anteriormente para um possível investimento. Você deve se informar sobre o funcionamento delas, suas obrigações, riscos, requisitos essenciais, sejam franquias baratas ou caras …

No momento, é fácil realizar essa pesquisa devido à quantidade de informações que podemos encontrar através da Internet, em blogs, em revistas especializadas, páginas econômicas, feiras de franquias, etc.

Estude o Mercado

Como em qualquer empresa, você deve conhecer o mercado em que está. Saiba quem é seu público-alvo e como ele se comporta, para saber como persuadi-lo e transformá-lo em cliente. Conheça seus fornecedores e veja como você pode estabelecer relacionamentos benéficos com eles. Estude a estratégia que meus concorrentes executam para ver como você pode se diferenciar deles.

Em resumo, se eu conhecer todos os agentes externos da minha empresa, posso torná-la mais competitiva. Uma franquia terá sucesso se eu tiver pleno conhecimento do mercado e da minha concorrência.

Questione outros franqueados

O melhor indicador para saber como funciona uma franquia são os franqueados. Visite-os (se possível, mesmo em cidades diferentes) e confronte com os aspectos que você deseja conhecer: como é o relacionamento com a marca, se eles receberam ajuda em sua fase inicial, o apoio que têm recebido desde o centro para qualquer dificuldade, qual treinamento eles recebem e com que frequência… Além disso, você pode comparar os pontos em comum que possuem as franquias mais fortes e os que não estão passando por um bom momento.

Vá a eventos

Como mencionamos anteriormente, na Espanha são realizados vários eventos e feiras especializadas de franquias todos os anos. Neles, você terá contato com franqueadores e poderá aprender mais sobre essa fórmula comercial e seu funcionamento. Fique atento às conferências, palestras, mesas-redondas e seminários organizados por especialistas neste sistema de colaboração comercial, pois será o melhor treinamento possível.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a saber como investir em uma franquia em 2020 com lucro!