Não estaremos falando nada de novo se lhe dissermos que o dinheiro é praticamente fundamental para tudo. No mundo dos negócios, é o objetivo obter lucros e reduzir custos ao máximo. Mas não desanime, também estamos aqui para lhe dizer que você nem sempre precisa de muito capital para iniciar um negócio. Às vezes você pode começar com pouco ou nenhum financiamento.

É verdade! Começar um negócio sem dinheiro pode parecer uma idéia maluca, mas não é impossível.

A falta de capital é geralmente uma desculpa comum para não iniciar um negócio. Se você tem o bom vício do empreendedorismo, juntamente com uma ótima idéia e a convicção de ter sucesso, pode iniciar um negócio sem dinheiro. Você não deve esperar um milagre, mas deve seguir certas etapas para iniciar com êxito um negócio sem muito capital inicial. Você não é o primeiro a querer iniciar um negócio sem o capital necessário: Apple, Disney, Google, Harley Davidson, Hewlett-Packard, Lotus Cars, Mattel ou Nike. Essas companhias te dizem alguma coisa? Todas são grandes marcas internacionais que começaram do zero, com quase nenhum investimento ou recursos. Você está mais encorajado? Bem, vamos continuar! Um dos primeiros problemas a ter em mente ao iniciar um negócio com capital limitado é a necessidade de desenvolver uma mudança de mentalidade.

Está praticamente começando do zero e deve ser detalhado e esclarecer que os recursos farão parte da abordagem básica da ideia de negócio. Continue lendo para saber mais!

Como iniciar um negócio sem dinheiro?

De todo o iniciante em um novo negócio exige-se uma análise precisa e realista de suas qualidades, tanto pessoais quanto futuras.

No caso de uma empresa sem financiamento, este estudo deve ser muito mais elaborado, levando em consideração os seguintes problemas:

  • habilidades. O que você sabe fazer? Criar um negócio com base em suas habilidades dará a você uma vantagem competitiva maior do que pensar em um negócio em que você não tenha nenhum talento.
  • Experiência. Como diz o ditado, “a experiência conta”. Olhe para trás e liste todas as experiências passadas e procure qualidades reais e tangíveis que possam ser um ativo importante para seus novos negócios.
  • conhecimento. Como os pontos anteriores, o conhecimento deve ser um fator-chave na ideia final do negócio. Você conhece tecnologia? Você já tem um ponto de partida muito interessante para o seu negócio.
  • Recursos. Como não há outra opção para uma empresa sem capital, recursos ou, melhor dizendo, a identificação de recursos e a busca por eles é uma prioridade mais do que compreensível.

Oferecer respostas reais e viáveis ​​a essas perguntas dará a você a possibilidade de ter a primeira abordagem para sua ideia de negócio.

Pontos chaves para empreender sem dinheiro

Bem, de acordo com o que foi dito antes, pode-se dizer que o primeiroponto  chave é saber o que você domina e o que pode oferecer. Nesta base importante, você pode encontrar inspiração nas seguintes considerações:

Financiamento criativo

Ao falar sobre início de negócios sem dinheiro ou capital, começamos com a questão do financiamento.

Em tempos difíceis, são necessárias medidas difíceis. A busca por financiamento deve ser desenvolvida sob uma metodologia e mentalidade criativa. Onde você pode obter o dinheiro para o seu negócio? Confira estas opções:

  • incubadora de empresas. Em outros artigos, falamos sobre esse conceito. Se você tem uma idéia sólida e um plano de negócios viável, pode considerar uma incubadora de negócios. Uma vez aceito em uma delas, ela fornecerá fundos projetados especificamente para ajudar financeiramente a nova empresa.
  • aceleradora de investimentos. É uma possibilidade de financiamento que pode atender às suas necessidade. Eles são muito semelhantes às incubadoras, pois foram projetados para fornecer financiamento; no entanto, um acelerador espera uma resposta rápida ao seu investimento.
  • Crowdfunding (financiamento coletivo). As plataformas de financiamento coletivo estão mudando a maneira de se entender o financiamento de projetos ou idéias de negócios. O financiamento coletivo permite ao público investir uma pequena porcentagem de dinheiro em troca de um benefício futuro.

Negócio Orientado a Serviços

Muitos empresários sem capital oferecem um negócio baseado em certos serviços. Primeiro, forneça serviços e depois arrecade fundos. Dessa forma, começa a obter um pequeno capital que pode ser aumentado e investido em diferentes oportunidades para o negócio.

Trabalhar duro

Um negócio próprio exige começar a trabalhar e não desanimar em nenhuma das tarefas a serem desenvolvidas.

Um trabalho árduo e complexo tornará a sua ideia de negócio madura e tomará forma, aumentando as possibilidades de funcionamento e crescimento ao longo do tempo.

Que idéias posso adotar sem dinheiro?

Neste ponto, você já tem uma idéia de como iniciar um negócio sem dinheiro ou financiamento. É hora de trabalhar, ser criativo e não se deteriorar, mas e a ideia de negócio?

Com certeza, um negócio on-line pode ser um bom ponto de partida. Se você não for muito claro, ofereceremos uma série de idéias de negócios totalmente viáveis, caso o financiamento seja um problema.

Compra e venda de roupas usadas

O negócio de venda de roupas usadas é uma das empresas lucrativas mais fáceis de se iniciar, especialmente para pessoas que desejam obter dinheiro extra sem um grande investimento inicial.

A pessoa que se dedica a essa linha de negócios compra roupas usadas, mas bem preservadas e de boa qualidade, para vendê-las a outras pessoas por um preço mais alto do que o que pagou, mas ao mesmo tempo acessível.

Cuidados com animais de estimação

Os cuidadores de animais de estimação se tornaram cada vez mais populares, pois a sociedade de hoje passa muito tempo trabalhando e, em geral, não tem tempo para fazer muitas coisas.

Portanto, existe uma grande demanda por profissionais treinados, capazes de cuidar de animais de estimação enquanto seus donos não estão em casa.

Elaboração de blogs

Há anos, muitas pessoas ganham a vida escrevendo blogs, principalmente ao oferecer conteúdo gratuito, divertido, informativo e educacional sobre diversos tópicos ao seu público: comida, viagens, tecnologia…

Os blogs podem ser monetizados através de diferentes estratégias e oferecer uma renda passiva interessante.

Vendas com entrega diretamente do fornecedor (Dropshipping)

Outra das modalidades de negócios on-line que estão sendo amplamente usadas é o chamado Dropshipping.

O Dropshipping é uma boa maneira de iniciar seu próprio negócio com um orçamento baixo, sem ter um único produto. Você só precisa vincular produtos de um fornecedor e deixá-los cuidar de tudo o mais, incluindo armazenamento, embalagem e envio, apenas faça as vendas!

 Programas de Afiliação de Produtos

Afiliados são pessoas que promovem produtos de outras pessoas e ganham comissões toda vez que alguém faz uma compra graças à sua promoção.

A afiliação é um dos negócios mais lucrativos que existem se você deseja fazer vendas sem ter seu produto.

Venda de Produtos Digitais

Criar e vender produtos digitais é uma excelente maneira de gerar renda passiva.

Cursos ou e-books on-line são produtos que, uma vez criados, podem ser vendidos para um grande público. Eles devem ser produtos bem trabalhados que oferecem valor diferencial aos usuários.

Estes são alguns bons exemplos de empresas que não precisam de um grande investimento inicial e que podem oferecer seus primeiros benefícios.

Por fim, é preciso aconselhá-lo a escolher algo pelo qual seja apaixonado, porque é a melhor maneira de assegurar seu sucesso.