O mundo online nunca foi tão propício para fazer investimentos em novos negócios. É uma emocionante e nova economia, que por seu alcance e tamanho já mudou nossa percepção das formas tradicionais de fazer negócios. 

Um bom exemplo são as companhias multinacionais como Amazon e eBay, que surgiram graças a internet e agora dominam áreas onde há alguns anos os negócios tradicionais eram reis.

Pequenas e médias empresas estão conseguindo grandes lucros ao aproveitar o mundo online para fazer negócios.

Nesse sentido, as lojas online estão sendo um dos negócios mais rentáveis e competitivos que existem. Na verdade, o modelo de negócio não é muito complexo e o investimento é mínimo se comparado a outros negócios.

E lembre-se: os negócios online são uma excelente maneira de garantir renda passiva.

Quer saber mais sobre as lojas online? Você está pensando em começar sua aventura empresarial com uma loja online? Te contamos tudo que você precisa saber sobre esse modelo de negócio que é uma tendência.

Vantagens e desvantagens das lojas online

Em primeiro lugar, vamos comentar os pontos positivos e negativos que esses modelos de negócio podem oferecer.

Vantagens

  • O investimento é mínimo, esqueça de aluguéis, escritórios, etc… na sua casa ou passeando pela praia, em qualquer lugar você pode administrar seu negócio online.
  • O processo de criação de uma loja online é muito simples e existem diferentes alternativas (plataformas e-commerce) que te ajudarão a criar a loja em poucos passos.
  • Há muitas opções de gestão de uma loja online, como por exemplo, o dropshipping… você pode escolher aquela que encaixa melhor com você e se adapte às suas necessidades.

Desvantagens

  • Você deverá investir um pouco de dinheiro: domínio, hospedagem web e o desenvolvimento web.
  • Se você decidir usar uma plataforma de e-commerce, deve saber suas funcionalidades e configurações e trabalhar de acordo com suas diretrizes. Em algumas plataformas você deverá pagar por uma assinatura ou por um nível superior da mesma.
  • O contato direto com clientes é nulo, tudo será feito de maneira online. Você tem que cuidar das avaliações e manter uma relação cuidadosa com o outro lado(redes sociais, newsletters, etc…) 

Na verdade, não existe um grande risco derivado da criação de uma loja online. O certo é que o trabalho a ser feito deve ser detalhado e bem estudado para aumentar as chances de sucesso – mas como? Siga lendo e conheça como criar uma loja online profissional

Como criar uma loja de roupa online em 10 passos?

É fácil criar uma loja online? A resposta é sim. Provavelmente o mais complexo está relacionado com desenvolver uma loja online com uma base sólida para conseguir ter sucesso.

A continuação, vamos comentar os passos que você não deve pular para ter uma boa experiência na criação da sua loja online.

Defina seu modelo de negócio

Com toda certeza, um dos pontos principais para o sucesso de um negócio é uma boa definição do modelo de negócio.

No caso das lojas online, grande parte do modelo de negócio virá definido pelo modo de venda dos produtos. Ou seja, algumas opções são: fabricação própria, venda no atacado, dropshopping…

É importante ter muito claro qual será o motor do seu negócio online e de que modo você vai obter lucro.

Estabeleça os preços 

O preço marcará seu lucro por venda. Mas nem todos os preços funcionam. É importante ter bem claro que tipo de produtos está vendendo (marca, design, etc…)

Também é básico conhecer bem o contexto online e sua ampla variedade de preços. Mesmo que, hoje em dia, é possível vender de tudo a qualquer preço… você tem que ter em mente a concorrência e sua faixa de preços com o objetivo de fixar um preço natural do produto.

Experts indicam que os produtos que mais se vendem em lojas online custam entre 25 e 50€.

Escolha o nome e o domínio da sua loja online

Não tenha dúvidas! Escolher um nome de domínio ao criar uma loja online é uma das decisões comerciais mais importantes que você irá tomar.

O nome, domínio… ou seja, aquilo que os futuros clientes escreverão no Google ou na barra de pesquisa pode afetar a marca, visibilidade, ranking de busca e muito mais. 

Com toda a concorrência que existe, deve ser um nome muito bem pensado e estudado. Alguns dos conselhos mais importantes são: frases curtas de 2 a 3 palavras, fácil de soletrar, pronunciar e lembrar… e claro, faça uma boa pesquisa pra conhecer a concorrência.

Escolha uma boa empresa de hosting

O hosting é primordial para que a nossa loja online esteja online e sem problemas.

Uma boa empresa de hosting oferece funcionalidades que ajudam a manter de maneira profissional o site, entre outras:

  • Alto tráfego permitido.
  • Largura de banda.
  • Um bom espaço de armazenamento permitido.
  • Segurança e certificado SSL.
  • Base de dados para diferentes versões.
  •  Serviço de contas de e-mail.
  • Suporte técnico.

Escolha a plataforma mais conveniente

Antes, citamos a necessidade de usar uma plataforma de e-commerce para desenvolver a loja online da melhor maneira possível, além de ser um processo fácil e eficaz.

Existe um leque de possibilidades de plataformas de e-commerce: PrestaShop, WooCommerce, Magento, osCommerce…

O melhor conselho para escolher a plataforma mais conveniente é conhecer bem as características, vantagens e desvantagens de cada uma delas. Dessa maneira, será muito melhor identificar aquela que se adapta melhor as suas necessidades.

Adicione todos os métodos de pagamento possíveis

Um dos grandes fatores que aumentam a porcentagem da taxa de rejeição (porcentagem de abandono de visitantes) é a baixa oferta de métodos de pagamento disponíveis.

Como evitar isso? Nada mais simples que adicionar todos os métodos de pagamento disponíveis. Já imaginou perder vendas por não conseguir cobrar por PayPal? Isso não pode acontecer!

Fotos e descrições

Em uma loja online, a tela será a sua vitrine. Mostrar todos os produtos bem divididos em categorias e com um acesso intuitivo e fácil é muito importante.

Além disso, mostre fotos variadas e de boa qualidade vinculadas a descrições bem detalhadas e com o uso de palavras chave.

Não podemos atender o usuário, por isso o conteúdo da descrição tem que responder as dúvidas que ele possa ter sobre o produto.

Lembre-se que a concorrência é feroz, e uma boa descrição pode ser o elemento que te dá a vantagem competitiva necessária.

Determine suas tarifas de envio e devolução

Tema importante! As tarifas de envio e devolução são também fatores que podem afastar os possíveis clientes.

Nesse sentido, podemos pensar em descontos por volume de compra ou prêmios por fidelização.

Revise os preços do mercado nesse sentido e busque uma boa estratégia que seja benéfica para os seus interesses.

Crie um blog que acompanhe a loja

Os negócios online devem oferecer essa imagem de movimento, frescor e atualizações constantes. Um blog é um recurso ideal para colocar sua imaginação em prática, motivar os usuários e mostrar a imagem da marca.

Unido a uma gestão das redes sociais, será a ferramenta básica para atrair e fidelizar seus clientes.

Crie campanhas de publicidade online

Uma loja online está no universo online, e por isso é necessário pensar e desenvolver campanhas de publicidade online para apresentar sua marca e produtos. É uma opção essencial para melhorar o posicionamento e o alcance do público desejado.

Criar uma loja online é um processo simples, de investimento mínimo. No entanto, é necessário um estudo profissional e uma análise de mercado para posicionar esse negócio da melhor maneira, além de um trabalho contínuo e dedicado para combater a grande concorrência existente.